Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias com a Rússia

DESTAQUE MUNDO POLÍTICA

“A Ucrânia manifestou a sua disponibilidade para aceitar a proposta dos Estados Unidos de declarar um cessar-fogo imediato de 30 dias, que pode ser prolongado por acordo mútuo entre as partes e está sujeito à aceitação e posterior implementação pela Federação Russa”, refere a declaração.

O texto refere que os Estados Unidos comunicarão às autoridades de Moscovo “que a reciprocidade russa é fundamental para alcançar a paz”.

O entendimento prevê igualmente o levantamento da suspensão da partilha de dados dos serviços de informação norte-americanos com as autoridades ucranianas.

A declaração conjunta destaca ainda a importância de tomar, durante o cessar-fogo proposto, medidas humanitárias como “a troca de prisioneiros de guerra, a libertação de civis detidos e o regresso de crianças ucranianas transferidas à força” para territórios sob controlo russo ou para a Federação Russa.

Ambas as delegações concordaram também em nomear as respetivas equipas de negociação para um processo de paz com a Rússia.

Após o diálogo das delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia em Jeddah, na Arábia Saudita, as partes também se comprometeram a chegar “o mais depressa possível” a um acordo sobre “exploração conjunta dos recursos minerais ucranianos”.

Este acordo deverá permitir “a expansão da economia ucraniana” e que o país invadido pela Rússia receba garantias de “prosperidade e segurança a longo prazo” e, por outro lado, que Washington recupere o valor da ajuda financeira e militar transferida para Kiev durante a guerra.

Por: Caliques
Foto: reprodução CV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *