Juiz dá até segunda-feira para governo Trump pagar 2 mil milhões da USAID

MUNDO POLÍTICA

Um juiz federal dos Estados Unidos determinou que a administração Trump tem até segunda-feira para liquidar até 2 mil milhões de dólares em dívidas a parceiros da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Departamento de Estado.

A decisão surge na sequência de um acórdão do Supremo Tribunal, que reimpôs uma ordem para retomar os pagamentos às organizações de assistência internacional. A medida foi tomada após um grupo de empresas e organizações sem fins lucrativos processar o Governo pelo congelamento de fundos, que resultou na redução de serviços e no despedimento de milhares de trabalhadores em todo o mundo.

O juiz distrital Amir Ali acatou a ordem do Supremo e estabeleceu o prazo para o pagamento, estimado entre 1,5 mil milhões e 2 mil milhões de dólares. O caso gerou divisão entre os magistrados do Supremo Tribunal, com uma decisão apertada de três juízes progressistas e dois conservadores contra quatro outros conservadores.

Desde a sua posse, Donald Trump tem promovido cortes drásticos na ajuda internacional, incluindo a eliminação de 92% do financiamento da USAID. O congelamento das verbas causou alarme, dado que a agência gere um orçamento anual de 42,8 mil milhões de dólares, representando 42% da ajuda humanitária global.

O Governo Trump, que se orgulha de reduzir despesas federais, já havia anunciado cortes massivos na ajuda externa, argumentando que as medidas resultariam numa economia de quase 60 mil milhões de dólares para os contribuintes norte-americanos.

Texto: Soque Soque
Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *